Revista Première elege os melhores filmes sobre Punk

Go down

Revista Première elege os melhores filmes sobre Punk

Post  wodouvhaox on Tue Sep 09, 2008 8:49 am

A revista norte-americana Première fez uma lista com os filmes que melhor representam o movimento musical punk, nascido na Inglaterra nos anos 70.

Rock’n Roll High School, de 1979, encabeça a lista. Filmado no auge do momento punk nos EUA, conta a história de Riff Randell (P.J. Soles). Ela é a maior fã dos Ramones – uma das principais bandas punks - e, quando o grupo vai à sua cidade, faz de tudo para conseguir vê-los de perto. Ao mesmo tempo, tenta levar a filosofia punk à sua escola.

Blank Generation (1980), de Ulli Lommel, traz a belíssima Carole Bouquet e é protagonizado por Richard Hell; o filme percorre pelo underground punk de Nova York, a principal cena do movimento nos EUA.

O documentário The Decline of Western Civilization (1981), dirigido por Penelope Spheeris, tem depoimentos e apresentações de importantes bandas, como Black Flag, The Germs e X, num retrato seminal de outra importante cena punk norte-americana, a de Los Angeles.

Penelope Spheeris aparece novamente na lista com Suburbia (1984), que acompanha um grupo de jovens que desiste da vida monótona ao lado de suas famílias no subúrbio e resolve acompanhar o cenário punk de perto em Nova York. Para o filme, roqueiros de verdade foram escalados para a banda fictícia, batizada de The Rejected, incluindo o baixista Flea do Red Hot Chili Peppers.

Outro documentário que aparece na lista é Urgh! A Music War (1981), de Derek Burbidge. O longa-metragem acompanha os movimentos musicais que formaram o cenário oitentista e conta com depoimentos e apresentações de bandas como Dead Kennedys e Gang of Four.

Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1981), inédito no mercado brasileiro, também é citado na lista punk da Première. Dirigido por Lou Adler e protagonizado por Diane Lane décadas antes de ser indicada ao Oscar por Infidelidade, o filme conta a história de uma jovem (Diane) que se reinventa para liderar uma banda punk formada por garotas. Laura Dern (Império dos Sonhos) e membros de bandas, como The Sex Pistols, The Clash, The Tubes e Black Randy, participam do longa cult.

Dois filmes de Susan Seidelman são citados na lista da revista: Smithereens (1982) e Procura-se Susan Desesperadamente (1985). O primeiro é sobre uma menina que se envolve com a cena punk nova-iorquina e com um roqueiro vivido por Richard Hell. Mas o segundo é, definitivamente, o mais conhecido trabalho de Susan, principalmente por ser protagonizado por Madonna.

Evidentemente, não poderia faltar Sid & Nancy – O Amor Mata (1986), cinebiografia de Alex Cox que acompanha o relacionamento destrutivo, vivido entre o ícone punk Sid Vicious (baixista do Sex Pistols) e Nancy. Vale lembrar que a atuação de Gary Oldman como Sid é memorável.

A lista também cita dois documentários ainda inéditos: Joe Strummer: The Future Is Unwritten (2007), no qual Julien Temple (O Lixo e a Fúria) investiga a vida Joe Strummer, líder do The Clash; e What We Do is Secret (2008), que investiga a trajetória da banda de Los Angeles The Germs.

Para quem gostaria de conhecer mais sobre a cena, ainda recomendamos os documentários Punk Attitude (2005) e o próprio O Lixo e a Fúria (2000), que não entraram na lista, mas merecem serem citados quando o assunto é este.

fonte: Yahoo! Cinema
avatar
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 883
Data de inscrição : 2008-02-15

View user profile http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum