Revista Première elege os melhores filmes sobre Punk

View previous topic View next topic Go down

Revista Première elege os melhores filmes sobre Punk

Post  wodouvhaox on Tue Sep 09, 2008 8:49 am

A revista norte-americana Première fez uma lista com os filmes que melhor representam o movimento musical punk, nascido na Inglaterra nos anos 70.

Rock’n Roll High School, de 1979, encabeça a lista. Filmado no auge do momento punk nos EUA, conta a história de Riff Randell (P.J. Soles). Ela é a maior fã dos Ramones – uma das principais bandas punks - e, quando o grupo vai à sua cidade, faz de tudo para conseguir vê-los de perto. Ao mesmo tempo, tenta levar a filosofia punk à sua escola.

Blank Generation (1980), de Ulli Lommel, traz a belíssima Carole Bouquet e é protagonizado por Richard Hell; o filme percorre pelo underground punk de Nova York, a principal cena do movimento nos EUA.

O documentário The Decline of Western Civilization (1981), dirigido por Penelope Spheeris, tem depoimentos e apresentações de importantes bandas, como Black Flag, The Germs e X, num retrato seminal de outra importante cena punk norte-americana, a de Los Angeles.

Penelope Spheeris aparece novamente na lista com Suburbia (1984), que acompanha um grupo de jovens que desiste da vida monótona ao lado de suas famílias no subúrbio e resolve acompanhar o cenário punk de perto em Nova York. Para o filme, roqueiros de verdade foram escalados para a banda fictícia, batizada de The Rejected, incluindo o baixista Flea do Red Hot Chili Peppers.

Outro documentário que aparece na lista é Urgh! A Music War (1981), de Derek Burbidge. O longa-metragem acompanha os movimentos musicais que formaram o cenário oitentista e conta com depoimentos e apresentações de bandas como Dead Kennedys e Gang of Four.

Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1981), inédito no mercado brasileiro, também é citado na lista punk da Première. Dirigido por Lou Adler e protagonizado por Diane Lane décadas antes de ser indicada ao Oscar por Infidelidade, o filme conta a história de uma jovem (Diane) que se reinventa para liderar uma banda punk formada por garotas. Laura Dern (Império dos Sonhos) e membros de bandas, como The Sex Pistols, The Clash, The Tubes e Black Randy, participam do longa cult.

Dois filmes de Susan Seidelman são citados na lista da revista: Smithereens (1982) e Procura-se Susan Desesperadamente (1985). O primeiro é sobre uma menina que se envolve com a cena punk nova-iorquina e com um roqueiro vivido por Richard Hell. Mas o segundo é, definitivamente, o mais conhecido trabalho de Susan, principalmente por ser protagonizado por Madonna.

Evidentemente, não poderia faltar Sid & Nancy – O Amor Mata (1986), cinebiografia de Alex Cox que acompanha o relacionamento destrutivo, vivido entre o ícone punk Sid Vicious (baixista do Sex Pistols) e Nancy. Vale lembrar que a atuação de Gary Oldman como Sid é memorável.

A lista também cita dois documentários ainda inéditos: Joe Strummer: The Future Is Unwritten (2007), no qual Julien Temple (O Lixo e a Fúria) investiga a vida Joe Strummer, líder do The Clash; e What We Do is Secret (2008), que investiga a trajetória da banda de Los Angeles The Germs.

Para quem gostaria de conhecer mais sobre a cena, ainda recomendamos os documentários Punk Attitude (2005) e o próprio O Lixo e a Fúria (2000), que não entraram na lista, mas merecem serem citados quando o assunto é este.

fonte: Yahoo! Cinema
avatar
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 869
Data de inscrição : 2008-02-15

View user profile http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum