A Esquisitologia

View previous topic View next topic Go down

A Esquisitologia

Post  wodouvhaox on Sun Oct 26, 2008 8:02 am

Depois de numerosos estudos foi comprovado cientificamente, sem margem para questionamento ou sombra de dúvida: superstição faz muito mal à saúde e pode até matar. A conclusão é de Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, um sujeito estranho, que era mágico antes de virar psicólogo, e hoje se dedica a investigar todas as esquisitices da vida cotidiana com uma abordagem científica. E o negócio é tão sério que ele até criou um nome para a sua especialidade, esquisitologia, descrita na reportagem de Roberta Jansen deste domingo no Jornal O Globo. Não por acaso, título do livro de sua autoria que acaba de ser lançado no Brasil pela Editora Best Seller.

A esquisitologia, como o livro mostra, é uma área muito vasta e abarca estudos como a influência do dia do nascimento sobre a personalidade de um indivíduo, o melhor ponto de fervura para a água do chá, os sinais emitidos pelas pessoas quando mentem, a verdade sobre os homens que caminham sobre brasas, os mistérios das casas mal-assombradas, a explicação para a ocorrência freqüente de coincidências improváveis. Enfim, dá para continuar listando até o fim da reportagem, mas os exemplos dão uma boa idéia da versatilidade de Wiseman - a propósito, há uma linha de estudos sobre a influência dos sobrenomes (o dele significa homem sábio em português) na vida das pessoas.

Brincadeiras e bom humor à parte, o trabalho do psicólogo é feito com seriedade e revela facetas significativas do comportamento humano, que é esquisito por natureza. "Este trabalho é ciência de fato e grande parte dele tem implicações importantes no modo como vivemos e estruturamos a sociedade", escreve Wiseman na introdução de seu livro.

- O livro é feito para ser divertido, mas também tem um lado sério. Por exemplo, o trabalho sobre a mentira e sobre como detectar se alguém está mentindo é sério. Mas também é muito engraçado e eu espero que as pessoas se divirtam com ele - contou o psicólogo em entrevista por e-mail.

fonte: o globo
avatar
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 854
Data de inscrição : 2008-02-15

View user profile http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum