::: Nipofilia :::

View previous topic View next topic Go down

::: Nipofilia :::

Post  wodouvhaox on Wed Oct 29, 2008 4:49 pm

"Filia. Do grego: amor, amizade. Nipofilia? Pirar no Japão e no que vem de lá.

Os japoneses são mais do que os outros. Criativos, como dizia a propaganda; inteligentes, como atesta qualquer um que teve coleguinhas descendentes na escola; dedicados, respeitosos, tímidos e comedidos ao extremo.

A quantidade de comedimento e rigidez chega a beirar a repressão, especialmente aos olhos ocidentais. Mas não só. Duas palavrinhas em japonês, apenas por existirem, exprimem bem essa situação: honne e tatemae.

Honne pode ser traduzido como sentimentos e desejos sinceros, verdadeiros. Já tatemae significa fachada e remete ao comportamento, às aparências. Os dois não necessariamente são os mesmos; o tatemae é público e o honne, privado.

Com a internet, essa máscara social caiu. Ou, ao menos, ficou explícita. O honne está por aí, pra quem quiser ver, e é mais doente do que a gente imaginava. Os japoneses são mais criativos do que os outros em todas as áreas. Enquanto a ciência, a tecnologia e a cultura vão mais longe, a perversão e a demência (no bom sentido) acompanham.

Quando esses campos se misturam, então…



E é aí que eu queria chegar. É disso que o blog trata. Acompanhar e tentar entender a cultura, o país e o povo do Japão, especialmente naqueles espaços obscuros normalmente encobertos pelo tatemae.

Meu nome é Daniel Ferraz e eu sou um nipófilo.

Quem também for, me acompanhe."

nipofilia.com
avatar
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 869
Data de inscrição : 2008-02-15

View user profile http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum