#OOAG9603
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Culture Jamming

Go down

Culture Jamming Empty Culture Jamming

Post by wodouvhaox Fri Feb 17, 2012 12:36 pm

Num mundo onde marcas e produtos ditam as tendências e consumidores parecem aceitar de cabeça baixa o que a eles é imposto, vemos um movimento invadindo nossos computadores, televisores, outdoors e diversos outros meios de comunicação com o objetivo de nos fazer pensar em tudo o que está acontecendo.

O Culture Jamming é caracterizado por alterar comerciais, logos, propagandas impressas ou em outdoor, de forma que o significado original seja alterado, buscando desmascarar as grandes corporações e fazendo com que os consumidores pensem. A prática é em si mesma uma mistura de graffiti, arte moderna e filosofia punk faça-você-mesmo.

É complicado de definir quando esta prática se iniciou, mas vemos ao longo da história relatos de Adbusting desde a revolução de Maio de 68. Com o passar dos anos e a massificação dos meios de comunicação, hoje vemos uma crescente disseminação de Jammers ao redor do mundo. A internet e programas de edição de imagem como o photoshop, facilitaram a vida dos Adbusters, hoje é muito mais fácil de alterar um impresso e espalhá-lo através da internet. E ao contrário das tradicionais alterações de outdoors com sprays de tinta, onde percebemos a intervenção, as novas Jams possuem uma aparência de realista, de que aquilo tudo foi criado por uma agência.

Os vídeos abaixo exemplificam bem o que é o Culture Jamming:





Ao redor do mundo existe um número crescente de Culture Jammers, e Organizações que destinam todo seu trabalho para libertar as pessoas do controle de comerciais de grandes corporações. Dentre estes artistas e organizações, Jorge Rodríguez Gerada e a Adbusters se destacam.

A Adbusters Media Foundation é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1989 pelo ex-produtor de documentários Kalle Lasn, sediada em Vancouver no Canadá. Eles se autodescrevem como “uma rede global de artistas, ativistas, escritores, estudantes, educadores e empresários que querem desenvolver um novo movimento ativista social da era da informação.”

A fundação publica uma revista, mantida pelos leitores, a Adbusters que possui uma tiragem atual de 120.000 cópias, além de promover campanhas, intervenções e protestos de grande repercussão. É responsável também pelo “Buy Nothing Day” que existe desde 1992 e encoraja as pessoas a não comprarem nada por 24h, nem mesmo um chiclete. A estratégia por eles usada é de marcar a data um dia após o Dia de Ação de Graças, quando começa a a temporada de compras para o natal.

Site da fundação: http://www.adbusters.org/

O Artista Rodríguez Gerada nasceu em Cuba e nos anos 70 junto com sua família se mudou para os EUA. Foi um dos precursores do Culture Jamming em Nova Iorque no início dos anos 90, primeiramente com o grupo Artfux e depois com o fim deste, deu continuidade ao seu trabalho em conjunto com o grupo Cicada Corps of Artists. Seu trabalho finalmente só foi reconhecido internacionalmente com o livro No Logo de Naomi Klein.

Em seu site pessoal (http://www.artjammer.com) é possível encontrar algumas imagens de seus trabalhos, sua biografia e projetos em andamento.

Fonte: jaberando

:::

Sociedade da Cacofonia

A Sociedade da Cacofonia é um Grupo de artistas e performers que começou a atuar em Los Angeles no meio dos anos 1990 e se espalhou por toda a costa oeste americana.

Segundo o site oficial, o objetivo da Sociedade Cacofônica é criar ruído cultural e provocar discórdia em sistemas harmônicos.

A organização se dedica à subversão cultural e ao Culture Jamming, como o Projeto Luther Blissett e a OM (Operação:Mindfuck).

Os cacofônicos já simularam falsos rituais satânicos e fabricaram evidências da presença alienígena na Terra, entre vários outros absurdos. Os discos voadores são uma grande preocupação da Sociedade Cacofônica, que tem um setor dedicado a forjar aparições e pousos UFOs.

Não se sabe o quanto estão associados ao Discordianismo, embora partilhem com o grupo a idéia de subversão pelo Caos.
Sabe-se, com certeza, que a Sociedade Cacofônica é uma das organizadoras da megarave Burning Man, que acontece anualmente no deserto de Nevada, EUA. E também que o escritor Chuck Palahniuk, autor do polêmico romance Clube da Luta (Nova Alexandria, 2000), é membro da organização. (Do livro Conspirações de Edson Aran, Geração Editorial).

:::
wodouvhaox
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 863
Data de inscrição : 2008-02-15

http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum