Salvador Dalí terá sua vida transformada em filme

View previous topic View next topic Go down

Salvador Dalí terá sua vida transformada em filme

Post  wodouvhaox on Tue Mar 20, 2012 10:35 am

A Imagine Entertainment levará ao cinema a história de Salvador Dalí, um dos pintores mais importantes do movimento surrealista. Segundo a Variety, o estúdio fechou contrato com Brian Grazer, sócio do diretor Ron Howard (“O Código Da Vinci”) e vencedor do Oscar de Melhor Filme pela produção de “Uma Mente Brilhante” (2001) para conduzir o projeto, que será roteirizado por Paige Cameron (curta-metragem “Hills Like White Elephants”). A roteirista também vai acumular a função de produtora executiva juntamente com Anna Culp (assistente de produção de “Anjos e Demônios”).

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, ou simplesmente Dalí, nasceu em 1904, na cidade de Catalunha (Espanha), e logo chamou a atenção por imaginativa arte, que trazia relógios derretidos e paisagens irreais. Seu legado também influenciou o cinema. Ele colaborou com outro mestre do surrealismo, o cineasta Luis Buñuel, em dois ousados clássicos, “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930) para os quais escreveu o roteiro. O primeiro marcou pelas imagens chocantes, entre elas a famosa cena da faca sobre o olho de uma mulher, e o segundo escandalizou com sua crítica ao clero e à burguesia, causando tumultos em sua estreia e proibição de sua exibição.

Ele também contribuiu na criação de imagens de delírio para o suspense psicanalítico “Quando Fala o Coração” (1945), de Alfred Hitchcock, e criou o design de “Brumas” (1942), juntando-se ao mestre de outra tendência plástica, o expressionista Fritz Lang. Seu último trabalho foi o curta “Destino”, que ele escreveu para Walt Disney em 1946, mas que só foi finalizado e lançado por Roy Disney em 2003, após encontrar 15 segundos do material no arquivo de seu famoso tio.

Dali morreu de ataque cardiáco em 1984, em decorrência de uma pneunomia. Mas está cada vez mais presente na cultura contemporânea. No cinema, ele foi vivido recentemente pelos atores Robert Pattinson, em “Little Ashes” (2008), Adrien Brody, em “Meia-Noite em Paris” (2011), e por Ben Addis, em “A Invenção de Hugo Cabret” (2011).

Além do projeto da Image Entertainment, também está em desenvolvimento uma biografia independente do pintor, chamada “The Surrealist”. Escrito e dirigido pelo trasher Philippe Mora (“Grito de Horror III: A Nova Raça”), o longa traz o ator Alan Cumming (série “The Good Wife”) no papel principal e começará a ser filmado durante o verão norte-americano.

Fonte: Pipoca Moderna
avatar
wodouvhaox
Admin

Mensagens : 868
Data de inscrição : 2008-02-15

View user profile http://discordiabrasilis.wordpress.com/

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum